ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA GESTANTE

10:30 0 Comentários A + a -

Fonte: imagem da internet



A gestação é uma fase mágica e de muitas mudanças para todas as mulheres. Uma das mudanças que destaco nesse texto é a importância da alimentação adequada para cada período da gestação e no período de amamentação.

            Na gestação, a mãe vai se alimentar de forma que os nutrientes favoreçam o crescimento e desenvolvimento adequado de seu bebê. Para isso, muitas vezes a futura mãe vai ter que deixar de comer o que gosta para consumir o necessário.

            A ideia de que gestante deve comer por dois não está correto, mas sim, a futura mãe tem que consumir nutrientes por dois. Segue então algumas dicas:
  • Faça pequenas refeições e fracionada, de 6 a 8 vezes ao dia.
·         É necessário consumir os minerais ferro e cálcio na quantidade adequada.

- Sendo que a fonte melhor absorvida pelo organismo é de origem animal, como a carne vermelha. Porém, o ferro contido das fontes vegetais como grãos e vegetais verdes-escuros aliado ao consumo de uma fonte de vitamina C melhoram a absorção do ferro contido no mesmo. Algumas fontes de vitamina C: laranja, kiwi, limão, acerola. Devem ser ingerida logo após a refeição.

- Com relação às fontes de cálcios, estão mais em abundancia em leites e derivados e vegetais verdes-escuros. Leites e derivados devem ser consumidos preferencialmente no café da manhã, lanche da tarde e ceia. Pois se ingeridos junto a fontes de ferro, prejudicam a absorção do mesmo.

·         Consumir pelo menos 3 frutas ao dias, distribuídas nas refeições.

·       Comer pelo menos 3 cores de vegetais diariamente. As cores dos vegetais representa um nutriente específico e todos são importantes na gestação.

·         Evite embutidos (linguiça, salsinha, presunto, mortadela, bacon, entre outros), frituras e doces (balas, chocolate, suco de pó, suco de caixa com adição de açúcar, entre outros).
·         De preferencia a carnes magras como peito de frango ou carne vermelha como patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão mole e coxão duro. Ou ainda consuma preparações com ovo sem adição de óleo.

·         Hidrate-se! Consuma pelo menos 2 litros de liquido por dia. Preferencialmente água e sucos naturais sem adição de açúcar.

·         Dê preferência para fontes de carboidratos integrais, como arroz integral, macarrão integral, pão integral, biscoito integral, aveia e granola sem adição de açúcar. Lembrando de sempre observar o rótulos dos alimentos, onde o primeiro ingrediente listado da embalagem deve ser integral.

·         Consuma diariamente grãos. Exemplo: lentilha, feijão, grão de bico, ervilha, entre outros.

Fonte: Imagem da internet


É importante buscar o auxilio de um profissional nutricionista para uma avaliação e orientação individual para cada uma das fases da gestação. Além disso, a gestante, também, receberá orientação sobre a alimentação mais adequada no período da amamentação. 






Fonte: Vitolo, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento - Rio de Janeiro: Ed Rubio, 2008.

Matéria escrita por:

Marina Machado Druzian / Nutricionista
mari_druzian@hotmail.com